Existência é Resistência

Povo brasileiro,

Sabemos um pouquinho do que vocês estão sentindo.

Nossas circunstâncias são diferentes, mas temos muito em comum. Conhecemos esse sentimento de tristeza, desilusão, raiva… Quando aqueles cantos escuros da sociedade vêm para a luz. Quando aqueles que uma vez sentiram vergonha de compartilhar seu ódio de forma plena, agora são encorajados a agir.  É decepcionante ver um lugar que você chama de sua casa, que lhe deu tanto… Esqueça seu passado. Os seguintes dias vão ser estranhos. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer. Recomendo que vocês usem este tempo para lamentar e processar o que aconteceu porque depois tem que se mobilizar.

Todos podemos resistir. Podemos resistir com protestos, arte, jornalismo e nossos modos de ser. Com gestos grandes e com gestos pequenos. Espero que vocês pratiquem bondade e tolerância a todos. Embora algumas coisas não afetem você, podem afetar outras pessoas. Tenha solidariedade com as pessoas dos grupos marginalizados. Apoie seus amigos, organizações locais, jornalistas e outros que tenham os mesmos valores.

Eu espero que vocês escrevam muito. As palavras são fortes. As palavras criam poesia, música, literatura… Mesmo em regimes opressores, a arte sempre tem um jeito de escapar. Arte educa e a educação é importante para a resistência.

Em meu caso eu pratico jornalismo e kickbox. Às vezes você tem que acertar coisas até a exaustão. Para alguns, eu não deveria existir. Meu modo de ser, a cor de minha pele, meu gênero… Sempre vai ter gente que trabalha duro todos os dias para me lembrar onde eu pertenço. Quero que vocês lembrem que a sua mera existência é uma forma de resistência.

Viva sua verdade e defenda o que é certo.

Eu desejo que vocês não se esqueçam de rir, ser gentil, ajudar os outros e continuar a ser o país forte e bonito que todos sabemos que é. Boa sorte.

 

Por April Lanuza

One thought on “Existência é Resistência

Leave a comment