REPORTAGEM: A CRIANÇA “DE MARCA” ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO QUE PENSAMOS

Até que ponto você iria ter a criança perfeita?

 A criação da criança “perfeita” não é mais um conceito de ficção científica. Atualmente é muito comum agora ver pessoas que lutam contra a infertilidade usando a reprodução medicamente assistida para ter uma criança.  Esse casal pode optar por implantar embriões que foram geneticamente selecionados para o seu sexo, como Chrissy Teigen, a famosa modelo, fez com sua filha com o cantor John Legend.

Se pudermos escolher o sexo da nossa próxima criança, o que nos impede de escolher outras características?

Recentemente um grupo de geneticistas da China produziram embriões humanos geneticamente modificados usando a tecnologia CRISPR / Cas9.

“É realmente como um canivete suíço. Podemos fingir que esta é uma faca de exército suíço com diferentes ferramentas nele, e uma das ferramentas é como uma lupa ou um GPS para o nosso DNA, para que localizar em um determinado ponto; a próxima ferramenta é como uma tesoura que pode cortar o DNA num ponto específico onde tem o erro, e, finalmente, temos uma caneta onde podemos literalmente reescrever o código genético naquele local”, explica Dr. Paul Knoepfler, um biólogo e pesquisador neste campo de genética.

Esta nova tecnologia torna a modificação de DNA possível e dá esperança de que os bebês “de marca” estão muito mais perto do que pensamos. Na verdade, eles provavelmente acontecerão em nossa vida.

“Eu acho que com a tecnologia o céu é o limite e há tanto potencial para doenças genéticas a serem erradicadas”, disse Logan Moore, um estudante de farmácia na Universidade de Arizona.

Isso é verdade. A modificação genética pode nos ajudar a apagar doenças genéticas em embriões que se tornarão adultos.  Esses adultos modificados nunca passarão essa doença para seus filhos e isso é objetivamente incrível.

Embora Logan veja como essa tecnologia é útil, ele também afirma que devemos ter cuidado com o que queremos mudar no genoma humano do ponto de vista ético. Infelizmente, as éticas sobre o que es correto na fabricação dos bebês de marca são múltiplas.

Se os bebês geneticamente modificados nunca fossem se transformarem uma prática segura para clínicas de fertilidade, sem dúvida seria uma prática que somente aqueles na classe social mais elevada usariam.

Dr. Knoepfler afirma que os governos podem querer entrar no negócio da reprodução, como já fez o governo chinês anteriormente, por causa da possibilidade de “menores custos de saúde”. Esses custos reduzidos podem ser vistos como um incentivo para ter uma sociedade genética mais “perfeita”. Se você se encolher ao ler que última frase é porque esta não é a primeira vez que vimos este tipo de tópico. Na década de 1940, o partido nazista também queria ter uma sociedade perfeita na qual qualquer pessoa que não fosse “pura” não seria admitida.

A capacidade de ter pessoas melhores do que outras é algo que preocupa ao estudante de fisiologia da Universidade do Arizona Alex Lizarraga.

– Eu acho que isso poderia tornar-se distorcido até o ponto onde deficiência ou mesmo traços básicos e características físicas podem ser menosprezadas e vistas como “piores”.

A modificação genética é uma tecnologia que está aqui para ficar, mas no final, é nosso trabalho decidir o quanto isso vai nos afetar.

escrito por Patricia Martinez

Advertisements

One thought on “REPORTAGEM: A CRIANÇA “DE MARCA” ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO QUE PENSAMOS

  1. Eu nao sabia que Chrissy Teigen e John Legend tinham escolhido o sexo do seu bebe. E muito impactante ler sobre este tema. Nao sei se sou so eu, ou ha alguem mas, mas eu acho que a modificacao genetica e muito assustador. Eu nao gosto de pensar que a tecnologia tem evolvido asi, e verdadeiramente preocupante.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s