O vício das redes sociais

Por Mariana Queiroz

Vício das redes sociais é um problema moderno que ainda não tem muito apoio da medicina

Na era de Twitter, Instagram, Facebook e Snapchat, as pessoas sempre estão conectados ao mundo digital. Em um instante, você pode postar uma foto da comida que você está comendo, ou do lugar e que você está visitando com a sua familia. As redes sociais permitem que você saiba tudo que está acontecendo no mundo inteiro no momento em que aconteceu. Também com as redes sociais, você coloca todo a sua vida em seu perfil. As pessoas sabem tudo o que você está fazendo, e você sabe tudo que as pessoas estão fazendo. Aqui começa o problema. A vontade de sempre estar online afeta a pessoa. As redes sociais deixam a pessoa se sentir popular e social, mas se somente as redes sociais trazem este sentimento para a pessoa e não a presença de amigos ou família, o vício já está presente.

Na área de medicina, o reconhecimento do vício das redes sociais ainda não é muito profundo. Cassia, uma mulher de 51 anos que trabalha em um consultório médico, disse que vício de redes sociais é um grande problema porque as pessoas não entendem e não enxergam o problema. Cassia afirma que “O vício das redes sociais não é tratado como qualquer outra doença por causa dos convênios médicos que não querem pagar pelo tratamento.” Aqui está o problema. Redes sociais são tecnologias novas, e demora para cientistas e doutores fazerem pesquisas no tratamentos e causa de vícios. Se não tem tratamento, na realidade não existe o vício. Carlos, um homem que trabalha na IBM declara que “a medicina ainda não está preparada para lidar com vícios de redes sociais.” Em alguns anos e com muita pesquisa, as pessoas vão reconhecer este vício. Carlos disse que mais pesquisas são necessarias para identificar e reconhecer este uso descontrolado das redes sociais.

As características de vício de redes sociais é bem fácil para reconhecer. A pessoa não para de usar o telefone dele, por exemplo o telefone sempre está na mão de pessoa, para facilitar acesso para as redes sociais. Quando a pessoa está na presença de outras pessoas, ele não consegue socializar sem o uso das redes. A pessoa perde a capacidade de fazer relações com pessoas na vida real. Cassia fortaleza este ponto de vista e disse “O vício é real e muitas pessoas já não podem viver sem um aparelho eletrônico.”

Advertisements

One thought on “O vício das redes sociais

  1. Concordo com este artigo porque sempre pode observar uma pessoa caminhando com seu nariz no celular, e não dando atenão ao mundo em volta deles. Também que quando pessoas estão pasando tempo com amigos o familia, eles estão nos celulares em vez de interagindo com outros.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s