Estamos completamente seguros com a tecnologia?

A tecnologia tem vantagens que ajudam a sociedade, mas novos problemas surgem com cada atualização que fazemos

Vanessa Vasquez

23 de outubro, 2016

Tucson, AZ. Telefones de touchscreen, drones que deixam seus pacotes na sua casa e carros que falam com a gente. A tecnologia está mudando cada dia mais rápido e cada ano há uma novidade que altera a vida por completo, quer queiramos quer não.

Mas, com todas as novidades, muitas preocupações começam a surgir com respeito à segurança e saúde das pessoas. Com o lançamento do Samsung Galaxy s7, muitas pessoas estão reclamando que a bateria explode, causando muitas questões de segurança com o novo telefone. Não só isso, mas também muitos jovens e crianças estão sempre dentro das redes sociais, o que faz que eles sejam muitos dependentes da internet. As redes também têm muitas preocupações da segurança e se temos privacidade ou não.

Duas pessoas, Abbie Montenegro, 37, e Hansel Melgar, 32, têm diferentes opiniões de como a tecnologia afeta nossa sociedade considerando as relações humanas na área de trabalho. Montenegro trabalha na Universidade do Arizona num departamento onde a tecnologia sempre está mudando. Como chefe de seu departamento, tem muitas ideias de como a tecnologia afeta a sociedade. Porém, Melgar, quem trabalha no recursos humanos dentro da indústria alimentar, é mais cético com este tema e sua ponto de vista é mais negativo.

“Acho que a tecnologia vai melhorar as relações humanas,” reportou Montenegro, “Pode reduzir os processos manuais e com isso, atrair as gerações novas.” No mesmo tema, Melgar falou, “Não vamos ter muita contato humano.”

O tema dirigiu-se aos prós e contras de ter robôs como empregados nas companias. Montenegro declarou, “Os prós de ter robôs como empregados é que não vão ter muitos erros humanos, então vai ser mais perfeito”. Melgar concordou, acrescentando que ter robôs seria bom para não ter falta de produtividade e para baixar o número de lesões no trabalho. Porém, os dois concordaram que o melhor desafio é que a economia seria ruim porque a necessidade de trabalho aumentará, o qual complicará mais a situação.

Montenegro e Melgar não só estão interessados da tecnologia no trabalho, mas também as consequências de depender muito na tecnologia são temas polêmicos. “Em cinco a dez anos, o uso dos celulares vai afetar as pessoas,” falou Melgar, “As celulares emitem muita radiação que pode causar o cancro. Mais gente vai estar doente que agora!”.

Perguntamos a eles o que podemos fazer para estar mais seguros online. Montenegro mencionou que pode ter mais restrições no que podem ser transferidos e mais leis contra de coisas que são inadequados enquanto Melgar respondeu que uma companhia privada deve ser contratado para controlar o governo norteamericano. “Como eles controlam a gente, também eles devem ser controlados”.

Por fim, temos possibilidade que podemos extinguir os redes sociais? “Não é possível,” Montenegro falou com um suspiro, “a única maneira de reducir é somente se fazemos uma proibição, mas com o movimento que estamos vendo agora não se pode fazer.”    

Advertisements

One thought on “Estamos completamente seguros com a tecnologia?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s