A tecnologia: Uma faca de dois gumes

Os benefícios e os danos da tecnologia no desenvolvimento das crianças

Mercedes Galarza

A tecnologia avança mais e mais cada dia e agora se podem encontrar muitos diferentes tipos de aparelhos numa casa do que há 10 anos atrás. Agora é muito mais comum uma criança ter ou saber como usar computadores, tabletes e telefones. Saber usar a tecnologia pode ter muitos benefícios que ajudam nos comunicar, trabalhar e estudar, mas também podem ter efeitos que danam diferentes aspectos da infância desta geração.  Uma questão é que tipos de efeitos tem a tecnologia na saúde das crianças?

O artigo, “Até que ponto a tecnologia faz mal na infância? ”, tem algumas estadísticas de estudos que falam sobre os efeitos na saúde. Raisa Guerra escreveu, “acesso a um aparelho aumenta em 1,47 vezes as chances de criança ser obesa em comparação com uma criança sem tecnologia. Crianças com três dispositivos foram diagnosticadas com 2,57 vezes mais chances de estar acima do peso”. Esta estatística pode ser alarmante para os pais porque a obesidade infantil pode trazer muitos outros problemas de saúde.

Numa entrevista, Isabel Galarza, mãe de 4 falou, “Eu lembro quando era pequena, eu e o meu irmão corríamos fora de casa com todas as outras crianças do bairro. Agora meus filhos, especialmente os mais velhos, nem gostam de brincar fora, nem conhecem as crianças do nosso bairro. Eu tive que inscrevê-los em diferentes esportes devido aos riscos de obesidade que eles poderiam sofrer. “

Isabel Galarza não só falou sobre os riscos à saúde física, mas também à saúde mental. Ela tem medo da facilidade com que as redes sociais podem distorcer a realidade e tornar-se numa plataforma para o bullying. “ As crianças devem estar preocupadas em expressar a sua criatividade e gostar de ser pequenos, não estar preocupados nas vidas das outras pessoas e celebridades aos 10 anos!”, afirmou Isabel.

Nathan Barbour, um estudante da Universidade do Arizona, falou sobre alguns aspetos bons da tecnologia. “Quando eu for um pai, com certeza eu vou ter medo de quando os meus filhos começar a usar social media e coisas assim, mas como pai, vá ser a minha responsabilidade de falar sobre os riscos com eles. Eu não acho que a tecnologia seja uma coisa tão ruim porque ajuda a fazer mais fácil a vida em muitas ocasiões. Para conseguir um trabalho bom a gente tem que saber usar a tecnologia.  Eu quero que os meus filhos saibam usar a tecnologia para ter sucesso nos seus estudos e depois no seu trabalho”. Ele concluiu, “Como tudo na vida, é importante ter um equilíbrio. Isto se aplica também à tecnologia e como nos criamos as gerações mais novas”.

Com certeza, a tecnologia pode ser vista come uma faca de dois gumes. Por exemplo, tecnologia pode trazer riscos para a saúde física e mental das crianças. Isabel Galarza, mãe de 4 filhos, compartilhou a sua preocupação sobre os riscos de obesidade e os riscos de bullying online. Por outro lado, o estudante Nathan Barbour mencionou o aumento e a importância da tecnologia nos trabalhos. Hoje a tecnologia é usada mais do que antes na casa, na escola, e no trabalho. Barbour usou uma palavra-chave, equilíbrio. Tal vez o segredo para dominar esta faca de dois gumes e o equilíbrio.

Leave a Reply

