Um plano subdesenvolvido num mundo desenvolvido

Os Estados Unidos é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas tem o pior sistema de saúde. A cada dia milhões de pessoas têm problemas de saúde e não podem pagar para ir à clinica. A saúde deveria ser um direito humano, não somente algo para os ricos e privilegiados.

Quase todos os países desenvolvidos têm um sistema coletivista de saúde, o único que não tem este sistema e os Estados Unidos. Um sistema coletivista significa que o governo fornece um plano de saúde primário para todos cidadãos sem que pagar. Os Estados Unidos tem o sistema anti-coletivista que significa que quase toda a sistema de saúde é privado e custa muita. Os EUA somente tem três grupos pequenos que recebem um plano do governo, mas. Ainda não têm os benefícios para cuidado melhor e planos dentais.

O efetivo dos planos de saúde nos Estados Unidos resultam em mais de 17 por cento das pessoas que têm menos de 65 anos (o ano que recebe um plano de saúde público e grátis) não têm um plano de saúde no ano 2014 (US Census data dos anos 2013-2014). Isso numero desceu quase 7 por cento (de 24 por cento em 2013) em resultado do Affordable Care Act que Obama começou no 2014. Contudo, 17 por cento ainda é demasiado. Ademais, ainda existem muitas pessoas que são negadas um plano de saúde porque têm uma hístoria de problemas de saúde caros. Aí estas pessoas têm que pagar mais da pessoa típica por seu plano.

O americano médio não pode ter um plano facilmente tampouco. O Commonwealth Fund explica que as pessoas no EUA pagam mais de $9,000 cada ano para saúde, mas somente tem uma expectativa de vida de quase 79. Ao mesmo tempo, a maioria dos países desenvolvidos como Islândia e Japão têm uma expectativa de 83, mas pagam um terço que os EUA pagam (The World Bank & Commonwealth Fund). Porque as pessoas desses países estão pagando menos de 1/5 dos estadunidenses pagam e os estadunidenses estão vivendo por menos tempo?

Com a sistema de saúde que os Estados Unidos tem agora, os cidadãos estão pagando mais, vivendo menos, e as vezes são negados de todo ao mesmo tempo. Se este país é tão desenvolvido por que ficar vivendo com este sistema terrível? Por que é o único país desenvolvido que não têm um sistema coletiva? Por que não aprendeu? Devemos aprender e adoptar os sistemas dos outros países desenvolvidos e nisso podemos salvar vidas e carteiras.

 

Sites:

Data | The World Bank. (n.d.). Retrieved April 23, 2016, from http://data.worldbank.org/

 

Gatrell, A. C. (2002). Geographies of health: An introduction. Oxford: Blackwell.

 

Inequality and Health | Inequality.org. (n.d.). Retrieved April 23, 2016, from

Inequality and Health

 

New U.S. Census Data Show the Number of Uninsured Americans Dropped by 8.8

Million. (2016, September 16). Retrieved April 24, 2016, from

http://www.commonwealthfund.org/publications/blog/2015/sept/us-census-data-

shows-uninsured-americans-drop

 

U.S. Health Care from a Global Perspective. (n.d.). Retrieved April 23, 2016, from

http://www.commonwealthfund.org/publications/issue-briefs/2015/oct/us-health-

care-from-a-global-perspective

Advertisements

One thought on “Um plano subdesenvolvido num mundo desenvolvido

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s