Razões Para Viver

É possível que você, leitor, fique com curiosidade de alguma coisa. Uns meses atrás, mencionei que morei em Moçambique, mas até hoje não elaborei nada além disso. Qual é a relação entre ‘Mana Karla,’ uma moça da Califórnia que gosta de trabalhar com gado, e Moçambique, um país cheio de sonhos e cheio de lágrimas? A resposta é simples – dolorosa, mas simples. Não faz muito tempo que esse país saiu de uma época sangrenta, sua guerra civil. Depois de tantos anos dolorosos, o que é que fica? Isso mesmo é o que vou descrever.

Onde todo o mundo vê cinza, eu vejo ouro. Nem todos que têm olhos podem entender, e nem todos que têm coração carregam a força para perceber tanto. Moçambique não está cheia de ouro, ela é ouro. Depois de anos de guerra, ficam: vidas corajosas, jovens sonhadores, mamães criativas, crianças amorosas e pais sábios. Sim, quando olhamos com nossos olhos naturais, vemos homens com cicatrizes das balas que receberam, avós com joelhos fortes dos anos orando sem desistir, avôs carregados em carrinhos de mão porque perderam certas extremidades, e mulheres com corações mais grandes do que qualquer pessoa pode entender.

Se as pessoas olham apenas com olhos naturais, vão perder muito. Não vão ver a alegria que consome a alma da avó, nem vão perceber a paz que o avô transmite para cada um dos seus netos. Infelizmente, nem verão a tranquilidade com que a mãe suspira sobre seus filhos, nem verão o orgulho que o pai imprime em seus filhos. E o pior de tudo é o que me causa a maior dor. O que acontece é isto: quando uma população diversa passa por dores tão ruins, o meio ambiente (depois de guerras civis) não é a única coisa que muda e fica estragada – todos mudam com ele. Os que não conseguem ver além da violência, da corrupção, da pobreza econômica e do desespero humano, nunca experimentarão o amor de uma criança moçambicana. O ouro de Moçambique em forma pura, esse amor, nos mostra a razão (ou razões) para viver: pessoas.

424328_10151017941968806_1662244036_n
Pemba, Moçambique (2012)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s