Cronica: Fazer disponível a informação científica

technology1por Caitlin Smith

Sou um nerd sobre as ciência; eu gosto totalmente de todas ciências. Quando devo estar estudando ou fazendo tarefa, ás vezes me distraio por assistir vídeos no YouTube ou TED.com sobre astronomia, biologia, tecnologia, etc. Esta semana, assisti um vídeo de TEDWomen por Pardis Sabeti. Era intitulado “Como impedíramos o próximo vírus mortal”. No vídeo, Sabeti fala sobre seu trabalho na Serra Leoa, onde estudou os vírus da Lassa e do Ebola. Quando Ebola chegou a Serra Leoa, Sabeti e outros cientistas isolaram o vírus de um paciente. Em Boston, o genoma do vírus foi sequenciado e esse dado foi publicado imediatamente na Internet. Com o dado na Internet, uma comunidade internacional de cientistas podê ajuda a rastrear a evolução do vírus em tempo real. Por colaborar, os cientistas puderam compreender melhor o vírus na Serra Leoa. O ponto do vídeo é que a colaboração internacional é necessária para combater os perigos para saúde global.

Um obstáculo na pesquisa científica é que pode demorar muito para que os dados possam estar disponíveis, porque o processo de escrever e publicar em um jornal cientifico é longo extremamente. Eu concordo com Sabeti que partilhar dado científica, especialmente durante uma epidemia como o surto do Ebola, é vital para conter e terminar os surtos de doença. Acho que a pesquisa e o dado sobre assuntos importante da saúde global devem ser disponibilizados o mais depressa possível para permitir colaboração rápida entre cientistas em todos lugares e para educar o público sobre os assuntos. Estou interessada neste assunto, não por eu ser um nerd, mas porque acho que a disseminação da informação científica beneficia a comunidade inteira.

One thought on “Cronica: Fazer disponível a informação científica

Leave a Reply

