A relação entre a tecnologia e a vida: Perspectivas de estudantes universitários

technology picture

Por Raeven Maxwell

Umas das primeiras coisas que as pessoas fazem de manhã é usar seu telefone ou um computador. O uso de tecnologia é muito integrado no estilo de vida moderno, especialmente na vida de um estudante universitário. A maioria da população da universidade usa diversos tipos de tecnologia, como os laptops ou os celulares, para os acadêmicos e para o envolvimento social, como Facebook, Youtube e Snapchat.  Com fácil acesso à informação, nosso mundo se torna menor. Quatro estudantes da universidade do Arizona explicam como a tecnologia afeta sua vida.

Na universidade, o uso da tecnologia é uma coisa muito comum; tarefas, notícias e relatórios são algumas razões para o uso dela. A cada dia alunos tem que checar sua conta de estudante e seu e-mail para informações sobre suas aulas. Bruno, um estudante de engenharia mecânica, explica que ele usa tecnologia para lhe ajudar com suas tarefas: “Quando eu não entendo um conceito muito bem, sempre posso pesquisar na internet e obter vários tipos de informação”. Também, quando tem que trabalhar em um grupo, pode criar uma página em Google Docs que permite os indivíduos para completar toda a tarefa separadamente. Esta é uma solução para os grupos que lutam em encontrar um tempo para se reunir pessoalmente. A dependência de sites da internet pode ser  estressante também, na ocorrência de que um aluno não tenha acesso. Outra aluna, Richa, descreve que quando ela não tem wi-fi é difícil para completar suas tarefas porque quase tudo está nos sites da universidade.  Em geral, para o ambiente acadêmico, os alunos acham que o uso dela é benéficio para pesquisar mais informação sobre tópicos discutidos em suas aulas.

No entanto, a população de estudantes entrevistados também acha que o uso da tecnologia tem algumas desvantagens. Por exemplo, o aluno José descreve como a cultura entre América e sua família é muito diferente. Ele explica como o uso dos celulares afeta os relacionamentos pessoais. Ele diz, “a cultura de tecnologia nos Estados Unidos faz as pessoas impessoais. Muitas pessoas usam seus celulares todo o tempo e as distrai de tempo com a família e a formação de laços com pessoas em geral”. Em sua família mexicana, comunicação é uma coisa valorizada; ele entende a importância de fazer ligações genuínas com sua família e seus amigos através de conversa. Além disso, Jennifer entende os perigos do uso da tecnologia. Ela acredita que as pessoas deveriam usá-la responsavelmente. Por exemplo, “algumas pessoas colocam muita informação sobre si mesmas e outras pessoas usam essas informações com maus motivos” disse ela.

Em geral, o uso de tecnologia é um privilégio. Pode ajudar muitos alunos com suas tarefas e a descoberta de novas informações. A vida de um estudante universitário é fortemente integrado com o uso dos computadores e os celulares, mas o uso não deveria ser abusivo. É importante dizer também que há um mundo fora  da tecnologia que permite a construção de relações verdadeiras.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s