Vik Muniz ajudou as pessoas de Jardim Gramacho

Por Brittney Kinsley


O filme Lixo Extraordinário é um filme sobre um artista, Vik Muniz, que visita o maior lixão do mundo: Jardim Gramacho. O propósito de Vik Muniz foi para fazer mudanças nas vidas dos catadores. No filme, ele afirma que seu desejo é mudar a vida de um grupo de pessoas utilizando o mesmo material com o qual elas lidam todos os dias. Numa maneira, ele está tratando de trazer uma identidade às pessoas do lixão. O que Vik Muniz não sabia é que as pessoas já tinham uma identidade, não têm a necessidade de apoio para descobrir suas identidades.

Acredito que Vik Muniz ajudou as pessoas de Jardim Gramacho mas não da maneira que ele tentou. Graças a Vik os catadores tiveram atenção mundial e com isso suas verdadeiras identidades foram exibidas. Antes do documentário, muitas pessoas no mundo só viram os catadores como lixo. Agora, viram que essas pessoas são muito inteligentes e têm ambição. O arte que Vik fez com as pessoas ganhou muito dinheiro para as pessoas do Jardim. Mas a arte que Vik fez não ajudou as pessoas a reconchecer quem são. É por isso, eu acredito que Vik Muniz ajudou as pessoas do Jardim Gramacho, mas não de acordo com seus planos.

O dinheiro que Vik Muniz ganhou pelas pessoas do Jardim Gramacho as ajudou muito porque foram capazes de formar uma associação forte. Já tinham uma associação mas com o dinheiro puderam fazer coisas muitas boas; como construir uma biblioteca e um centro comunitário. Mais que isso, a coisa mais importante que Vik Muniz fez pelas pessoas do lixão é que deu-lhes uma identidade ao público. Agora as pessoas do lixão não são vistos como lixo mas agora são pessoas verdadeiras.

http://inclinedtocreate.com/blog/wp-content/uploads/2012/02/VIK+MUNIZ+PICTURES+OF+GARBAGE+irma-the-bearer_ddr.jpg
http://inclinedtocreate.com/blog/wp-content/uploads/2012/02/VIK+MUNIZ+PICTURES+OF+GARBAGE+irma-the-bearer_ddr.jpg
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s