Impactando vidas através da arte

Artigo de opinião: Vik Muniz por Danira

A obra  de arte de Vik Muniz tem levantado várias questões. Algumas pessoas questionam se sua arte mudou ou afetou somente a pessoas que vivem no lixo no Brasil. Em uma extremidade, alguns críticos dizem que o projeto não ajudou as pessoas de alguma forma. Porém é evidente que o projeto de Muniz  teve efeito nos paticipantes e mudou suas vidas.

A razão para esta afirmação é que, no documentário, as pessoas não estavam atuando, isto é, estavam agindo de acordo com sua realidade. As emoções e confissões são honestas. O trabalho do artista não só trouxe a felicidade e a auto-estima dos participantes, mas também contribuiu para aumentar a conscientização das pessoas que assistiram ao documentário.

Pessoalmente, quando eu assisti esse documentário, ajudou-me a visualizar a arte em uma perspectiva diferente. Não só eu era capaz de entender a sua vida, mas também a arte e seu significado.Posso imaginar como as pessoas se sentiram sendo parte de algo como esse projeto, sabendo que eles poderiam criar algo belo e diferente do que eles trabalham todos os dias.

Depois do projeto, alguns deles queriam mudar o rumo de suas vidas e outros eram felizes como eles estavam. Alguns criticam Muniz porque a sua contribuição não foi suficiente para todas as pessoas que lá vivem, mas penso que ele deve ser admirado pelo que fez porque ele não só impactou a vida dos participantes, mas também apoiou as pessoas emocionalmente e financeiramente e ele teve a humildade como artista de se establecer e trabalhar em o lixo.

A obra de Muniz  também afetou as vidas das pessoas que assistiram ao documentário. Digo isto porque muitas pessoas que assistiram o documentário não sabiam sequer que esses lugares existiam. O documentário levanta consciência sobre a vida dessas pessoas e Muniz demonstra o que os indivíduos são capazes de fazer. Eu, pessoalmente, fui influenciada pela  obra de Muniz e os recursos que ele usou para criar uma bela arte. As provas sobre a eficácia e o impacto do trabalho do Vik Muniz são claras: ele afetou, pelo menos, uma vida…a minha.

Danira Maldonado

imagem: https://www.google.com/search?q=vik+muniz&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=OCY5VZbJM4yvogTHq4Bw&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=vik+muniz+trabalhando+lixo&spell=1&imgrc=A86sT_Zg5b-9XM%253A%3B8qggz6TjopLVFM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg.saraivaconteudo.com.br%252FClipart%252FImages%252Flixo_03.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.saraivaconteudo.com.br%252FMaterias%252FPost%252F10521%3B600%3B338

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s