A Arte como Instigador de Mudança Social

Por Joey Bonasera

Vik Muniz, o produtor de Lixo Extraordinário disse que “O que realmente quero fazer é poder mudar a vida de um grupo de pessoas com os mesmos materiais que eles lidam todo dia.”  Essa citação é representativa do poder de transformação que a arte pode ter.  Claramente, o efeito social que a arte pode promover é abstrato, e é difícil de medir.  Mas, é incorreto dizer que a arte não pode melhorar a situação social do povo.  Lixo Extraordinário ilustra a valor social da arte.

É evidente que o trabalho de Vik Muniz tem apoiado aos catadores de Jardim Gramacho.  Os catadores são um grupo marginalizado no Brasil e estavam desesperados por uma voz.  De certo modo, Vik Muniz através de Lixo Extraordinário forneceu esta voz.   No processo, os catadores ganharam seu próprio espírito, inspirado pela arte que Muniz criou.  A arte nunca vai acabar sozinha com um conflito ou aliviar a pobreza, mas é uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre um problema e apresenta-lo para as massas. Por isso, a arte tem valor social e expressivo.  Sem a exposição do documentário, é possível que os catadores teriam permanecido sem uma voz na cultura popular.

O poeta brasileiro Ferreira Gullar declarou que a arte é “tacitamente necessária.”  Isso significa que o valor da arte é implícito, mas não é óbvio.  Lixo Extraordinário manifesta este fenômeno.  A arte de Muniz vai libertar os catadores de pobreza? Não.  Os ganhos da arte de Muniz ajudam, mas não são suficientes.  Contudo, ela traz a situação dos catadores para a atenção do mundo.  A ajuda que o êxito que Lixo Extraordinário proporciona é imensurável.

Como demonstrado por Lixo Extraordinário, a arte é uma ótima maneira de chamar a atenção para uma questão importante.  Acredito que a arte pode mudar a vida das pessoas que enfrentam dificuldades sociais para expressar suas queixas.  A arte não é totalmente a solução, mas pode catalisar uma mudança importante, em que um povo anteriormente negligenciado pode ter voz.  Esta é a mensagem de Lixo Extraordinário.  Enfim, as pessoas devem aceitar movimentos sociais e artísticas que tentam chamar a atenção para um grupo marginalizado.

fonte da imagem: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/zumbi-semeador-lixo-630174.shtml

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s