A tecnologia está nos substituindo

Tucson, AZ, EUA.  É muito fácil ver que a tecnologia sempre está mudando as formas com que nos comunicamos, viajamos e entretemos.  Outro aspecto da nossa sociedade que é alterado pela tecnologia nova é o trabalho e o emprego.  Uma questão que vai ser mais importante cada ano é a substituição do trabalho humano pela tecnologia, seja máquinas, robôs ou computadores.  O que vai escolher o mundo: conveniência ou mais empregos?  Algumas pessoas foram entrevistadas para pesquisar esta questão.

É evidente que há empregos que vão ser totalmente substituídos por tecnologia nova muito pronta.  Exemplos desses empregos incluem caixa, recepcionista, carteiros e agente de viagens.  Para muitas pessoas, esta mudança parece boa, porque faz o processo de compra mais fácil para os clientes.  Mas, para outros é danoso porque reduz a quantidade de empregos para as pessoas.  A diferença das opiniões me interessa muito, então decidi entrevistar algumas pessoas para ilustrá-las.

“Precisamos desenvolver além do capitalismo”, disse uma colega Alex quando esteve perguntado por que é bom quando a tecnologia substitui o trabalho dos homens.  Esta declaração, política ou não, mostra uma opinião forte- A tecnologia substitui somente os trabalhos que são desnecessários para nós! Talvez os seres humanos não nascessem para trabalhar.

“A tecnologia está nos roubando de habilidades úteis”, declarou meu amigo Erik.  “Imagine como preguiçosos vamos ser quando tudo é feito por computadores.” Esta opinião representa a ideia de trabalho como uma parte grande da experiência humana.  O trabalho manual ainda é avaliado como uma forma de aprender habilidades úteis para toda a vida.  Então- o que faz a tecnologia com respeito aos trabalhos? Pessoas preguiçosas, ou pessoas emancipadas de trabalhos chatos?

“Quem quer ser uma caixa de qualquer maneira”? “Se uma máquina pode fazê-lo, em seguida, a caixa pode ser livre para buscar algo melhor”, disse Alexa.  Isso é bom ponto, e claramente seria melhor se a caixa pudesse outro trabalho.  Ainda estava entrevistando minhas colegas e amigos, se tornou claro para mim que as pessoas que apoiam a tecnologia acham que sempre há algo melhor que trabalho mundano que uma máquina pode fazer.

Não importa as opiniões do público, a tecnologia vai seguir substituindo os trabalhos dos homens, porque faz a economia mais eficiente e a vida em geral mais conveniente.  Então, não temos escolha.  As opiniões distintas da sociedade refletem que há pessoas que veem os avances de tecnologia como algo ruim para o futuro dos trabalhos, e outros que pensam que é bom quando a tecnologia é capaz de substituir nosso trabalho.  Será muito interessante observar se as conveniências que nos dará a tecnologia com respeito às ocupações nos fazem mais preguiçosos.  Isso poderia acontecer, mas também é possível que nada mais dê vidas mais fáceis para todos.

Joey Bonasera

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s